Marcadores:

Futebol Internacional: Barcelona é o maior vencedor da história do prêmio 'Bola de Ouro'

Suárez, Cruyff, Stoichkov, Rivaldo, Ronaldinho e Messi. Seis jogadores do Barcelona já faturaram o troféu "Bola de Ouro", dado ao melhor jogador de futebol do mundo a cada ano. Como Messi levou o prêmio para casa três vezes e o holandês Cruyff conquistou dois troféus, o Barça soma nove títulos e, assim, é o maior vencedor da história do evento. Até a conquista de Messi neste ano de 2011, o clube catalão estava empatado com o Milan e o Juventus no número de ganhadores.

Esta rotina de conquistas começou em 1960, na quinta edição do prêmio. Luis Suárez foi eleito o melhor jogador do mundo superando Puskas e Seeler. Foi preciso esperar mais 13 anos para que outro culé levantasse o troféu. Desta vez, foi o holandês Johan Cruyff, que levou a bola de ouro para casa em dois anos seguidos (1973 e 1974).

Stoichkov, 20 anos depois, deu um novo título de melhor do mundo ao Barcelona, superando uma dupla italiana, Roberto Baggio e Paolo Maldini, em 1993. O final dos anos 90 ainda teria mais um craque do Barça premiado: o brasileiro Rivaldo, em 1999. Quatro anos depois, outro brasuca da equipe azul e grená se tornou o maior do planeta: Ronaldinho Gaúcho, em 2003.

Em 2009, começou a dinastia Messi. O argentino vem sendo barbada nas eleições da Fifa desde então. Em 2010, talvez, sua premiação tenha sido a menos justa, já que não conquistou a Liga dos Campeões e não foi bem na Copa do Mundo. No entanto, neste ano, ele voltou a levantar a Bola de Ouro como unanimidade.

0 comentários:

Postar um comentário