Marcadores:

Em São Paulo, Lula é operado para retirada de cateter e passa bem

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem e já está em um quarto no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula passou, entre as 9h e 10h da manhã desta quinta-feira, por uma cirurgia para retirada do cateter pelo qual recebia os medicamentos para o tratamento do câncer na laringe.

Lula foi internado na noite de quarta-feira e os médicos preveem alta entre hoje à noite e amanhã de manhã. Sua participação na conferência Rio+20 no sábado foi cancelada. O ex-presidente faria um discurso na abertura dos painéis de discussão realizados pelo governo brasileiro com o apoio da ONU. Ele deve participar da reunião no meio da próxima semana.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

Após três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia, o tumor teve "uma remissão completa", conforme anunciou o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, e confirmou o Sírio-Libanês em 28 de março de 2012. Para ser considerado curado do câncer, Lula terá de se submeter a exames durante os próximos cinco anos.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar

0 comentários:

Postar um comentário