Marcadores:

Grupo PSA diz estar pronto para trazer híbrido a biodiesel para o Brasil

A PSA Peugeot Citroën apresentou no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13) opções de carros híbridos menos poluentes, que começaram a ser comercializados neste ano na Europa utilizando tecnologia exclusiva do grupo, e que na visão da empresa podem vir a se tornar “uma nova janela para o futuro”, mas que dependem de mudança na legislação brasileira para serem vendidos no país.

Os modelos Peugeot 3008 Hybrid4 e Citroën DS5 Hybrid4 exibidos pela primeira vez no país possuem sistema híbrido, com motores a diesel e elétrico que podem se alternar e se complementar automaticamente, abastecidos com um combustível composto por 70% de diesel comum e 30% de biodiesel, feito a partir de cana-de-açúcar. Segundo anunciou a empresa, os resultados dos testes realizados com este tipo de combustível indicaram uma redução em torno de 24% nas emissões de dióxido de carbono em relação ao diesel normal, de 99 g de CO2/km para 75 g de CO2/km.

O presidente para o Brasil e América Latina do grupo PSA, Carlos Gomes, destacou que os resultados fazem dos modelos exibidos no país os carros com menor nível de emissões de dióxido de carbono por quilômetro a rodar no Brasil. “As emissões são 25% menores que a de carros 1.0 abastecidos com etanol”, disse o executivo.

Gomes afirmou, no entanto, que não existe qualquer cronograma de comercialização destes modelos no Brasil, uma vez que a venda e uso de automóveis a diesel são proibidos no Brasil desde 1976. A medida adotada pelo governo nos anos 70 visava diminuir a dependência de petróleo por causa da crise que elevou em cerca de 380% o preço do barril.

A empresa não divulgou projeções sobre patamares de preço destes modelos no Brasil, no caso de uma eventual autorização para importação. Segundo a PSA, os quatro modelos híbridos a diesel comercializados hoje na Europa são em média 5 mil euros mais caros que os de motor somente a diesel. Na Europa, o Citroën DS5 Hybrid4 é vendido por 44 mil euros (cerca de R$ 114 mil). O Peugeot 3008 Hybrid4 sai a partir de 37.600 euros (cerca de R$ 98 mil). No Brasil, o 3008 é comercializado na versão 1.6 gasolina, com câmbio automático, a partir de R$ 83.500. O mesmo modelo na Europa sai por 29.550 euros (cerca de R$ 77 mil).

Além do 3008 e do DS5, já são oferecidas também na Europa versões híbridas diesel dos modelos Peugeot 508 RXH e do 508 sedã.

“É uma decisão que não nos compete. A nossa mensagem é dizer que, se o governo mudar de posição, o grupo está pronto para poder trazer esse automóvel”, afirmou o presidente da montadora para o Brasil e América Latina.

Embora tenha escolhido o calendário da Rio+20 para exibir os modelos no Brasil, a empresa disse que não há qualquer negociação em andamento com o governo brasileiro sobre o assunto.

“Não temos conversas com o governo sobre essa matéria. Nosso interesse tem sido servir de ponto de apoio à Europa no desenvolvimento de biocombustíveis. Este é um projeto mundial, não é um projeto especificamente brasileiro”, afirmou.
O chamado biodiesel B30 foi desenvolvido pela montadora numa parceria mantida desde 2003 com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), da Universidade de São Paulo. A PSA já investiu cerca de R$ 1 milhão no projeto e prevê investir mais R$ 1,5 milhão até 2013. Até lá, a empresa pretende finalizar os testes de viabilidade de um combustível com 100% de biodiesel, 100% obtido da cana-de-açúcar, sem usar uma planta oleaginosa no processo.

Hoje, o diesel utilizado no país tem mistura entre 2% a 5% de biocombustível. “Nossos produtos estão prontos para utilizar uma mistura de 10% e nos testes que foram efetuados na fase 2, podem utilizar mistura de 30%”, afirma Gomes.

Como funciona

A montadora é pioneira no desenvolvimento de um carro híbrido diesel. O sistema desenvolvido pela PSA permite o funcionamento dos dois motores ao mesmo tempo, com a bateria sendo recarregada durante o próprio funcionamento do carro, nas fases de desaceleração. A autonomia do motor elétrico é de apenas 4 quilômetros, a uma velocidade de até 60km/h. Mas o acúmulo da potência elétrica garante, em média, que pelo menos 30% das distâncias percorridas seja feitas no modo elétrico.

Segundo a montadora, tecnicamente seria possível replicar a tecnologia num modelo híbrido flexfuel (gasolina e etanol), mas “não há nenhum projeto em curso” nesse sentido no momento.

0 comentários:

Postar um comentário