Marcadores:

Ponta Grossa confirma segundo caso de gripe A em menos de uma semana

A prefeitura de Ponta Grossa, no interior do Paraná, confirmou, na quarta-feira (6) mais um caso de gripe A na cidade. É o segundo caso confirmado em menos de uma semana na cidade. Conforme a prefeitura, o paciente diagnosticado com a doença teve contato com a primeira vítima. Os dois foram medicados e passam bem.

Para evitar a proliferação da doença, a Secretaria de Saúde irá monitorar todas as pessoas que tiveram contato com as vítimas. A prefeitura também acompanha outro caso suspeito da doença. Segundo a família da terceira pessoa, ela teria recebido em casa parentes de outras cidades. Antes desses casos, a última vez que alguém havia adquirido gripe A na cidade foi em 2010.

Também na quarta-feira o a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um balanço da doença no estado. Segundo o levantamento, uma pessoa morreu com H1N1, em Astorga, no norte do Paraná. O caso aconteceu em março.

Segundo a secretaria, há cerca de 500 mil tratamentos contra a gripe em todas as unidades de saúde do estado. O remédio pode ser retirado gratuitamente, mediante a apresentação da receita médica. Para ser liberado, o médico precisa entregar a receita em duas vias aos pacientes e preencher o formulário disponível no site da secretaria.

Outra forma de proteção é a vacina, cuja campanha foi novamente estendida até sexta-feira (8). Ela é distribuída gratuitamente nas unidades básicas de saúde para pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, indígenas e profissionais da saúde. Dados da secretaria apontam que, até esta quarta-feira, 84% do público-alvo da campanha de vacinação já foram imunizados no Paraná.

0 comentários:

Postar um comentário