Marcadores:

Jacaré com anzol no estômago será operado em São Vicente, SP

O jacaré encontrado pela Polícia Ambiental de Itanhaém com um anzol dentro do próprio corpo deverá passar por uma cirurgia na próxima semana. O animal, que está no Aquário de Peruíbe há quase três meses, será operado no Centro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS) de São Vicente.

Segundo o veterinário do Aquário, Thiago Nascimento, a cirurgia no réptil será bastante delicada, já que o anzol está em uma posição que pode causar complicações para o animal. "O jacaré está bem, se alimentando normalmente. Mas decidimos fazer a cirurgia para tirar o anzol", explica.

O animal foi submetido a alguns exames de raio-x ao longo das semanas para avaliar se o objeto estaria se movendo. Logo após ser levado ao aquário, o jacaré teve um anzol retirado da boca. "Percebemos depois que havia outro material dentro do jacaré, mas só conseguimos observar a linha. Após o raio-x constatamos o objeto de aproximadamente cinco centímetros alojado próximo ao estômago do animal e estudamos como retirá-lo", conta.

A cirurgia para a retirada do objeto é considerada de grande risco, mas essencial, já que o anzol pode acabar se movendo com o tempo e atingir algum órgão vital. Por isso, os biólogos chegaram a cogitar a realização de uma endoscopia, como a feita em seres humanos. Como Peruíbe não possui um hospital veterinário para realizar o procedimento, os biólogos responsáveis pelo animal decidiram operar o jacaré em São Vicente.

0 comentários:

Postar um comentário