Marcadores:

Mais de 8 mil urnas eletrônicas são preparadas para as eleições em MT

Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já começaram a preparar as 8,5 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano. Estão sendo baixados programas que vão contabilizar os votos de mais dos 2,1 milhões de eleitores do estado no dia 7 de outubro. De acordo com o TRE, 244 técnicos de informática deverão passar por treinamento para oferecer suporte durante o processo eleitoral.

O coordenador de Sistemas Eleitorais do órgão eleitoral, Salomão de Souza Fortaleza, explica que serão investidos cerca de R$ 10 milhões nas eleições para garantir a segurança e a transparência no processo. ''É o custo da transparência. Temos equipamentos, pessoal, pontos de transmissão espalhados em todos os estados e todas as seções eleitorais funcionando de forma eletrônica'', afirmou.

Os equipamentos serão distribuídos nas sessões eleitorais a partir do dia 20 de agosto e em setembro começarão a receber as informações dos candidatos. De acordo com o TRE, 90 transmissores serão instalados em locais de difícil acesso, como aldeias indígenas e comunidades rurais, para agilizar a apuração dos votos. Todos os dados serão transmitidos via satélite para uma central montada pelo TRE.

''Temos um estado enorme e muitas aldeias indígenas. Há muitas localidades que levam duas ou três horas para chegar até a central de apuração. Para esse local de difícil acesso, montamos uma logística especial. Nesses locais vamos transmitir o resultado usando satélites'', ressaltou Salomão

0 comentários:

Postar um comentário